Baleiro

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
entre as inúmeras coisas identificáveis que já ouvi, uma delas é que tenho uma multidão dentro de mim.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

No tempo da delicadeza...


Soube que caminhavas por aí e me perguntei se havia pétalas pelo teu caminho. Deveras, devia existir e mentalmente eu te vi caminhar sobre elas. Todas multicoloridas e em tons vibrantes. Já faz mais de um ano que você renasceu. Fico me perguntando, como é renascer depois de mais de sete décadas?

Depois de ter assistido as mudanças de todos os seis filhos.Em seguida vieram os netos, que já somam nove. A vida é numérica, mas é mais do que uma soma. Mas do que o envelhecer. Olhar-se no espelho e contar números é trivial, mas a vida que se tem e o somar dos dias e das vidas vão além das equações de somas, subtrações e divisões.

Engraçado, só reparei nas semelhanças que temos no seu renascimento. Quando somos muito jovens, fazemos questão de ser o oposto, de ir contra e buscar “originalidade”. E ela está na essência, a originalidade mora na nossa essência. E vi pelas tuas mãos enrugadas algumas das minhas manias. Percebi também que a impaciência, a maneira de se posicionar muitas vezes silenciosamente são traços seus que eu carrego e claro, os momentos de explosão daqueles que aparentemente mantém a serenidade sempre.

Quando penso em você me vejo. Aliás, me vejo fragmentado. Pois sou parte seu e outras partículas tantas. Parte da mulher que a ti se entregou. Parte dos filhos que ela pariu. E desses filhos, sou também parte dos netos.

O texto é uma homenagem ao meu pai, presente mesmo quando ausente, por eu ser parte dele. O seu renascimento se deu depois de um grave acidente em agosto/09.Hoje ele está bem, continua morando em Iguatu e somando números.No próximo 06/11 fará 80 anos.

2 comentários:

  1. Imaginei as pétalas pisadas e o cheiro da flor, como que em renascimento também, voltando a ser inteira, a ser parte indissociável do todo.

    Parabéns pelo texto, pelo reconhecimento, pelas lições aprendidas, pela visível disponibilidade de aprender mais... Parabéns ao pai!

    Um viva à vida!

    Beijo grande, querido!

    ResponderExcluir