Baleiro

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
entre as inúmeras coisas identificáveis que já ouvi, uma delas é que tenho uma multidão dentro de mim.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Imediatismos Modernos


Se os olhos são a janela da alma, o computador é a janela para o mundo. Difícil imaginar a vida sem internet e celular nos dias de hoje. Lembro que há menos de 10 anos, esses dois e já indispensáveis instrumentos, sequer existiam na minha vida e na dos meus amigos mais próximos.

Quem nasceu nesse espaço de tempo, já é da era cibernética. Tudo ao alcance de um click. A impressão que tenho é que as possibilidades aumentaram, mesmo que muitas vezes de forma superficial. Hoje em dias existem amigos e namoros virtuais. Você pode entrar em contato com pessoas do mundo inteiro, diminuir distâncias.

As ferramentas são inúmeras e aumentam a cada dia: MSN, Orkut, Facebook, Skipe, e o novíssimo (por enquanto) Twitter, entre tantos outros.
Será que tanta rapidez nos tornou imediatistas? Tenho notado que as pessoas estão cada vez mais inquietas. As possibilidades de informações, os meios de comunicação, tudo isso exige que fiquemos a todo instante checando emails, celular, Orkut...parece que existe uma ansiedade constante.

Sou adepto a boa parte dessas inovações sim, porém, tento não surtar com os excessos. De vez em quando me pego ansioso por uma mensagem ou email, devo confessar. Mas sempre por uma boa causa. Sou da época em que se utilizavam os Correios e o telefone fixo para falar com as pessoas que estavam mais distantes (de preferência aos domingos que era mais barato). Para os mais próximos, a certeza e a surpresa de encontrá-los em alguns locais.

Por ter vivido as duas épocas, compreendo a magia de cada uma delas. O que era positivo e negativo em cada uma delas. O que se perdeu e se ganhou.
Confesso que sinto falta de receber cartas escritas á mão. Ainda guardo algumas. Lembro da ansiedade de esperar pelo carteiro e ânsia por saber o conteúdo de cada uma. Às vezes as noticias ali contidas já chegavam atrasadas. Atualmente, se você não as ler logo também ficarão.

Um comentário:

  1. A um bom tempo atras assistia um seminario ministrado pelo saudoso Milton Santos....Ele falava de algo que para mim paraecia filme de ficção..Ele esplanava sobre acelerar o tempo encurtar distancia como as doenças iriam se espalhar de uma forma assustadora..a quebra de fronteiras ..o fim da privacidade... a informação em tempo real.... E Essas informações criariam uma geração de consumidores compusivos levando a catatrofes ..Sei lá era tanta coisa que na epoca achei que seria loucura demais...isso no incio da decada de 90 ...isso a pouco tempo...E o resultado esta aí... Somo seres dependentes de nossa propria criação...

    ResponderExcluir