Baleiro

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
entre as inúmeras coisas identificáveis que já ouvi, uma delas é que tenho uma multidão dentro de mim.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

"Aqui nasceu Fortaleza". Barra Do Ceará

Dona Cristina

Particularidades

No táxi coletivo


Dona Cristina nos apresenta o bairro



Quadra do bairro





fim de tarde





uma das vistas para o mar



Fui a campo fazer um trabalho para disciplina de Comunicação Comunitária. A idéia era escolher um bairro da cidade e trabalhar as suas particularidades: virtudes e deficiências.
O bairro escolhido foi a Barra do Ceará. E já na ida essas particularidades se mostraram.

No centro da cidade existem taxis que fazem corrida para o bairro do mesmo preço do transporte coletivo urbano (R$: 1,80), não vale pagar meia com a carteirinha de estudante. Sendo que é necessário ter pelo menos quatro pessoas. Como estávamos em três fomos,de imediato, uma ótima oportunidade para interagir. Fomos conversando com o taxista.

Em alguns minutos vemos a vista que nos leva até lá ( algumas fotos acima). Uma bela paisagem no meio de uma tarde de quinta-feira. Fomos recebidos pela Presidente da Associação dos Moradores da Fco. Sá 1, dona Cristina, que se mostrou extremamente aberta e nos recepcionou. Deu entrevista e nos levou para conhecer parte do bairro: delegacia, escola, ruas...
Bem articulada, falou das deficiências e do amor ao bairro. Moradora da localidade há 22 anos, ela conhece bem todos os problemas e encantos de lá.

Fiquei pensando em como somos estrangeiros na cidade em que vivemos. A nossa limitação é na maioria das vezes a área em que trabalhamos, moramos e saímos para nos divertir. A cidade é sempre mais. Maior e mais complexa. Rica e pobre. Estigmatizada e querendo ser desvendada. Senti isso nas entrevistas que colhemos, pessoas receptivas querendo ser ouvidas e vistas. Talvez na ânsia de desmistificar os preconceitos e as verdades existentes que cada localidade tem. Existem nas palavras dos entrevistados verdades e desejos de algumas mudanças (muitas). Existe o orgulho de fazer parte do bairro onde Fortaleza nasceu.

5 comentários:

  1. Fiquei emocionada !!!...E te faço um convite...: Vamos ser turistas na "nossa" terra?

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana!!!
    Já conhecia um pouco dessa beleza, na Barra do Ceará tem um restaurante chamado Alberthu´s (40 anos de existência) é um dos mais belos pôr do sol que já vi. Vale a pena ir fica aqui a dica.

    ResponderExcluir
  3. Pois e amigo!!!!! Como Fortaleza e ao mesmo tempo ponte e ilha....e sabemos como e dificil fazer estas pessoas serem vistas e ouvidas e o melhor poder dividir com elas o "legal" e o "diferente" de seus mundos!!! E preciso ter a sensibilidade e a coragem de se lançar e colher a Fortaleza que emerge longe dos holofotes dos axes e forros que ecoam daquele mundo dos que se dizem "donos da plata". Pois e nao necessitamos importar o que os outros eatdos fabricam e nos enfiam goela a baixo, mas apenas saber olhar e valorizar nosso proprio umbigo. Abraços fortes!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. muito bacana o bairro da barra do Cearáa tem suas belezas e tbm suas deficiências mas é uma bairro pra ser lembrado e vivido... pois o bairro é o berço de Fortaleza..

    ResponderExcluir
  5. Olá César,
    sou jornalista de Portugal e estou a tentar contactar algumas entidades do Ceará para uma matéria - estou indo para Fortaleza na próxima semana. Tentei encontrar essa Associação dos Moradores da Fco. Sá 1, mas não consegui. Você poderia me passar o contacto? ou sugerir outras organizações que valesse a pena eu eocntctar? voce pode enviar para mguimaraes AT publico PONTO pt (não estou escrevendo direito por causa da possibilidade de spam, não tem esses espaços claro). Obrigada por qualquer ajuda que me possa dar, Maria

    ResponderExcluir