Baleiro

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
entre as inúmeras coisas identificáveis que já ouvi, uma delas é que tenho uma multidão dentro de mim.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Os Sem Diplomas (Jornalistas)


No dia seguinte da votação em que os ilustríssimos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram pela não obrigatoriedade do diploma para que seja exercida a profissão de jornalista, fui a campo fazer um trabalho para faculdade.


Sim, sou estudante de Jornalismo. E acho um absurdo essa decisão. Com uma boa dose de exagero, a minha opinião é que essa medida é o mesmo que extinguir o diploma para exercer a medicina. Já que de médico e de louco todo mundo tem um pouco.


Um dos argumentos usado é acerca da liberdade de expressão. Em parte, temos isso, já que hoje em dia todos podem ter um blog e outros infinitos espaços para escrever, comunicar e fazer manifestos sócios culturais.


Durante muito tempo, defendi que algumas profissões vêm de berço (talento) e jornalismo era uma delas. Ao entrar no curso percebi que é sim necessário estudo, muito estudo para ser um bom profissional. Uma coisa é um comentarista com outra formação, mas que entende do assunto e escreve bem ou se expressa bem. Outra completamente diferente é o fato de qualquer pessoa poder gerir notícia. Quais os critérios serão adotados para a responsabilidade dos jornalistas não diplomados? Os veículos serão responsáveis pelos conteúdos? Que qualidade técnica terá tais noticias e informações?


Fico surpreso com estupidez dos ministros e suas decisões equivocadas. Aliás, talvez no fundo eles estejam defendendo os interesses próprios. Porque na minha humilde opinião, essa manobra está muito além do interesse coletivo.


O ministro Gilmar Mendes comparou a profissão de jornalista a de cozinheiro. Com todo respeito aos cozinheiros (dos de botequim até os grandes chefs culinários) é óbvio que existe uma diferença imensa. Eu também compararia a profissão do ilustríssimo Ministro a uma que não me saí da cabeça. Liberdade de expressão eu tenho, não é ministro?! Mas tenho também a ética que um jornalista deve ter e isso eu tô aprendendo na faculdade.

2 comentários:

  1. Sou contra essa decisão apesar de saber que a capacidade de cada ser humano e talento são itens importantes para ser um bom profissional.
    Mais acredito que o diploma universítário é um item agregador de qualquer profissão de extrema
    importância.
    Podemos citar aqui vários jornalista com outras formações, Boris casoy (direito), Arnaldo Jabor (direito)e por ai vai, mais a grande diferença é que esse caras possuem além da graduação formação cultural e intelectual privilegiada, diferente de muitos jornalistas da atualidade que precisam dessa formação para competitividade do mercado.

    ResponderExcluir
  2. Cesinha muito interessante o que vc escreveu sobre a decisão do STF...realmente é um absurdo e á ai que entra o descaso para com esses profissionais e a desvalorização da profissão. Não sou jornalista mas trabalho no Sindicato e vejo bem de perto a indiguinação da classe. Temos uma campanha muitointeressante a favor do diploma que dizia: VOCÊ LEVARIA SEU FILHO A UM PEDIATRA SEM DIPLOMA? MAS LER NOTICIAS FEITA POR AMADORES ELE PODE......

    ResponderExcluir