Baleiro

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
entre as inúmeras coisas identificáveis que já ouvi, uma delas é que tenho uma multidão dentro de mim.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Deus e o Diabo na terra das palavras



Sempre achei interessante a construção das frases e todo o contexto que as acompanham. Até mesmo algumas mais clichês me interessam, elas só não podem ser ordinárias. Seja para ler, escrever, ouvir e interpretar, o emaranhado de palavras precisa formar algo instigante, que nos faça refletir a respeito do que foi proferido.

Nem sempre precisam ser de “efeito”, elas podem sim, ser construídas de maneira simples, mas que exista veracidade. A verdade neste caso é fundamental, assim, como as ironias das mesmas. Dentre as frases que “coleciono”, existe uma dúbia que me fascina deveras.

Primeiro pela maneira que a escutei, totalmente antagônica e em via oposta. Certa vez, a escutei num filme, que prefiro não arriscar o título, mas o personagem dizia que “O diabo mora nos detalhes”. Noutro momento, a mesma frase me veio à tona, só que com o contexto totalmente modificado, que “Deus mora nos detalhes”.

Desde então, sempre me pego pensando nelas, quando busco por pequenos detalhes. Por quem e de que forma os detalhes são habitados? Quando os buscamos, estamos agindo com o nosso melhor ou pior? E até hoje, não consigo uma resposta que me satisfaça.Frases ouvidas, ditas e toda força que elas têm.Depois de ditas, podem ser benditas ou malditas, mas isso é só um detalhe.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com esse post. Acabei de passar por essa experiência... Um detalhe na minha
    frase teria feito toda a diferença. Obrigada pela dica querido.

    ResponderExcluir
  2. A partir dos textos, buscar contextos: missão cumprida!

    Um viva ao universo de palavras (e possibilidades) que nos habita!

    Beijos, querido!

    ResponderExcluir