
A instrutora do curso pediu para que os alunos se apresentassem falando o nome, contando duas verdades e uma mentira, para que rolasse uma interação entre os alunos tentando descobrir qual seria a mentira.
E assim foi, pouco a pouco cada um ia falando nome, verdades e mentira. Em tom bem humorado, com pequenas inverdades os participantes iam falando. Quase no final do círculo, estava um casal. Aparentavam ter seus trinta e poucos anos.
Ele relatou assim: sou fulano, aposentado, pai de três filhos e casado com beltrana que está aqui ao meu lado. A sala começou a dizer que a mentira estava no fato dele ser aposentado, por ser tão novo. Não, a mentira era que ele não era pai de três filhos.
Ela começou o relato assim: sou beltrana, casada com fulano, decoradora e estou aqui para acompanhar o meu marido. Ele tem uma doença incurável, não pode ser pai e fizemos um pacto de aprender tudo que podemos juntos, por isso estamos no curso de inglês. Ela mentiu o nome, o resto da história é verdade.
Olhei para os dois atentamente e com admiração. Parecia cena de filme, aqueles momentos em que são escritos ou pensados para causar impacto nos espectadores. Porém, tudo aquilo era vida real, nada mais que isso. E fiquei pensando na vida: na deles e de várias pessoas que estão próximas a mim. Pensei também na minha própria.
Pensei na poesia que existe nessa história. Na entrega de ambos, na absoluta certeza de não saberem mesmo sobre o amanhã. A gente, de maneira geral, sabe que não sabe, mas acredita saber e mais, tem a crença de poder controlar tudo. Cada vez, me convenço mais de que a vida é uma estrada sinuosa e que nos conduz por caminhos que as vezes não imaginamos.
Entre verdades e mentiras, o que fica é tudo o que é real e nos parece possível. Depois, da declaração dela, eles ficaram um tempo de mãos dadas. Sem ensaios, o que ficou evidente foi a certeza de que um tinha ao outro. Certamente, esse é o maior aprendizado que eles podem ter.
Adorei o texto, muito bom mesmo pra se fazer uma reflexão sobre a vida. Abração
ResponderExcluir