
No último sábado assisti a um debate muito interessante sobre a não obrigatoriedade do diploma para a profissão de jornalista. O programa que estava discutindo esse assunto tão encoberto pela mídia, era o Ver TV da TV Brasil. Estavam lá o Presidente da FENAJ(Federação Nacional dos Jornalistas), um deputado , um advogado e o apresentador do programa, além de entradas de professores e pessoas relacionadas ao tema.
Um dos pontos que mais me chamou atenção foi uma pergunta que martelou a minha cabeça durante vários dias. Com essa não obrigatoriedade de diploma, quem é que vai definir quem é e quem não é jornalista?
Um deles, falou algo bem interessante:essa definição será dada pelos donos de emissoras, jornais, rádios etc. Segundo ele (e concordo plenamente) os meios de comunicação terão as suas “cartilhas” próprias.
Fiquei pensando no que ele disse e cheguei a uma conclusão mais do que obvia: os veículos de comunicação irão “formar” seu próprio exército de “jornalistas” e o embasamento de cada um serão as ordens e os interesses comerciais e ideológicos dos donos das mesmas.
Essa medida que propõe “liberdade de expressão” é um tiro no pé da responsabilidade dos profissionais que se empenham para melhorar a bagunça que é esse país.
Os ministros que votaram e aprovaram essa medida estão interessados somente em encobrir seus desfalques e preservar as suas próprias imagens e dos seus comparsas. A mídia e conseqüentemente os jornalistas, tornaram-se mais inimigos do que aliados, por isso, não é interessante vê-los desafiando o Poder Público.Aos desavisados, favor pensar a respeito.
Vou usar uns termos bem popularescos..bem chulos ...e me perdoe..Não sou jornalista..."Que putaria é essa?" Já pecebeu que todas essas emendas,leis ou sei lá oque são decididas ( votadas) como se estivessem na maior brincadeira(sacanagem)...Como se pegassem um monte de papeis com as leis mais absurdas emendas mais cretinas jogam todas para cima e o que cair para baixo não passa só as que sobrarem de "barriga para cima".E nós que ficamos com a cara de palahaço...No final das contas quer dizer no final do dia vamos dormir e nada se faz...E por falar nisso precisso de um dinheirinho extra e eu como uma mulher, mãe, geografa,negra do finaceiro vou escrever cronicas ou sei lá o que para um jornal que quiser me contratar..cobro bem baratinho não sou jornalista...( BEIJOS ,E TUDO ISSO É UMA PENA ..)
ResponderExcluir