Baleiro

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
entre as inúmeras coisas identificáveis que já ouvi, uma delas é que tenho uma multidão dentro de mim.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

"Prenez soin de vous"


A Arte é uma apropriação de sentidos. Quem a faz inspira-se, quem a consome identifica-se (ou não). O meu conceito é de que arte nada mais é do que identificação.Um mesmo quadro, filme, livro etc., pode dizer muito a uma pessoa e a outra, absolutamente nada.
Uma artista plástica francesa resolveu usar sua dor para criar e compor a sua obra (os artistas sempre fizeram isso, não?!). A diferença nesse caso é que ela deu nome aos bois. Depois de levar um fora do namorado por email (um escritor francês), ela utilizou esse mesmo email para ser lido e interpretado por outras mulheres.

A exposição está em cartaz em São Paulo e faz sucesso por onde passa. As pessoas perguntam se ela não está se expondo muito ao fazer isso. Ela (e eu) acha que não. Os artistas sempre se expõem (não to falando dos que aparecem na Caras-Quem), falo dos artistas de verdade, que tem obras, que compõem, escrevem, musicam.

Cada coisa lançada (seja atuação, escritos, audiovisual, pintura etc.) é uma forma de se expor, de dá a cara a tapa. Os artistas fazem isso o tempo todo, sempre. E a matéria-prima deles, na maioria dos casos, é a vivência. Um poeta sempre escreve melhor sobre a dor quando a sente. Um cineasta sempre consegue estórias empolgantes quando acredita nelas. Um músico toca melhor quando toca o que gosta, compõe melhor quando vive. A arte nasce no íntimo.


P.S: A exposição da artista francesa(Sophie Calle) chama-se CUIDE DE VOCÊ e originalmente “prenez soin de vous”. O email rompendo o relacionamento termina com essa frase.

Um comentário:

  1. O fato de sempre ligarmos a nossa felicidade a alguém ou a alguma coisa é de fato interronpida por essa frase "CUIDE DE VC"...

    ResponderExcluir