Baleiro

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
entre as inúmeras coisas identificáveis que já ouvi, uma delas é que tenho uma multidão dentro de mim.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Cala a boca Caetano!


Alguns artistas deveriam saber a hora de parar e principalmente a hora de calar. Caetano Veloso, reconhecido artista brasileiro e importante ícone da nossa música é um exemplo disso.

De alguns anos para cá, as suas declarações (geralmente tolas) tem mais destaque do que as suas músicas, do que a sua arte. Não se pode deixar de reconhecer á importância da sua obra, do seu legado como compositor. Porém, isso não dá a ele o direito de fazer declarações toscas a respeito dos mais diversos assuntos. A impressão que tenho, é que o intuito é chamar atenção da mídia e trazer para si os holofotes que com o passar dos anos foi se afastando dele.

O seu mais novo “alvo” foi o presidente Lula.Em entrevista ao jornal “Estado de São Paulo”, Caetano disse que Marina Silva “não é analfabeta como Lula, que não sabe falar, é cafona, grosseiro”. Opiniões a parte, o culto cantor deu um belo exemplo de deselegância e grosseria. O nosso presidente pode não ser um exemplo de conhecimento e domínio da língua portuguesa, mas merece respeito, tanto pela sua história de vida, quanto pelos seus méritos no Governo.

Não se trata de uma defesa ao Lula e sim, da extrema deselegância de Caetano Veloso. Da falta do domínio gentil da nossa língua, dos adjetivos chulos que ele utilizou para caracterizar o presidente. Um homem que escreveu a bela letra “O Quereres” entre outras, tem sido mais lembrado nos últimos anos pelas tolices que fala, do que mesmo pelo que compôs durante esse tempo.

Poderia aprender com a irmã (Maria Bethânia), sinônimo de elegância e talento que se renova a cada trabalho lançado. Poderia aprender com o Chico Buarque, baluarte da nossa cultura e comedido com as palavras que profere. Mas Caetano parece mesmo é gostar de criar pequenas polêmicas em declarações inconvenientes e assim, manter-se na mídia.Parafraseando um famoso bordão televisivo: "Cala a boca, Caetano".

Nenhum comentário:

Postar um comentário