
Final de ano, para ser preciso o último dia de 2009. Já passa do meio dia. Um dia chuvoso na cidade maravilhosa, vendo a TV e o jornal impresso senti vontade de fazer uma pequena reflexão sobre a data.
Como é de costume, hoje, 31 de dezembro é uma ode ao que almejamos para o ano que se iniciará. Rituais, desejos e vontades são imprescindíveis, assim como foram as do ano que se encerra hoje. Como ter o controle sobre os nossos planos? É que sou um dos que acreditam na força do acaso e que alguns chamam de destino.
Dia de usar branco, pular ondas, fazer oferendas e pensar em tudo que se foi e planejar o que virá. Não sei se usarei branco, não sei se ficarei pensando no que já foi, e nem se vou traçar metas para 2010.
Sou otimista, muito. Sei que ainda tenho desejos de anos anteriores para que eu os realize. E prefiro não potencializar os novos (e sim, eles existem). Existe um mundo de vontades em mim, pulsantes e capazes de promover mudanças efetivas seja em que período do ano esteja.
Faço um carnaval no réveillon, gosto da energia da data, da crença eminente em mudanças. Das pessoas e seus diversos rituais. Gosto ainda mais do mar, da idéia de imensidão e dos 364 dias de possibilidades que estão porvir. Por excesso de otimismo, acredito sempre, que o melhor também está porvir. E essa data é, sem dúvidas, um bom tempo para isso. Crença em um bom ano, desejos renovados, e outros que com o passar dos dias surgirão.
A impressão que tenho é que esperamos esse dia para expurgar todas as pequenas chateações do ano que está prestes a acabar. Alguns dirão “já vai tarde”, outros, “um ano bom” e por aí vai. Nesse momento entra a história de vida de cada um, suas avaliações internas. Pensar no que foi é uma maneira de olhar para dentro, nesse momento só não vale mentir para si.
Escrevendo esse texto me veio diversos momentos de 2009. Alguns bons, outros delicados. Foi um ano controverso. Passei a acreditar em pequenos milagres e duvidar dos que tem certeza das coisas. Esse ano veio evidenciar o quanto o tempo é veloz.
Os mais místicos acreditam que o ano de 09 está encerrando um circulo e que 2010 é um inicio. Um ciclo que se fecha,que seremos regidos por novos astros, planetas, e deuses.Que venha promissor, que o universo conspire para que alcancemos ideais, realizemos sonhos, desejos. Que continuemos sonhando, desejando e melhorando. Que vivamos com paixão, ela, que é essencial para as relações humanas. Para todo tipo de relação, inclusive, com nós mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário