Baleiro

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
entre as inúmeras coisas identificáveis que já ouvi, uma delas é que tenho uma multidão dentro de mim.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Vida Longa aos Livros







Quis presentear os meus sobrinhos. Pensei e logo decidi qual seria o presente. Sim, um livro (O Pequeno Príncipe). Antes que essa era tecnológica mande os livros para museus ao invés de bibliotecas, resolvi apresentá-los formalmente a um universo que poderá lhes abrir portas futuras.
Vi uma matéria esses dias de um novo equipamento que foi lançado nos Estados Unidos, é umas espécie de “livro virtual”. Como se fosse um notebook (ainda mais compacto) e lá pode conter milhares de títulos literários.
Tenho inclusive alguns títulos que baixei no meu computador, mas não me animo para lê-los. Confesso que prefiro o livro impresso,gosto do sentir as páginas, de observar a capa, contra capa, preciso desse contato direto.
Lembro do trecho de uma crônica de Clarice Lispector (Felicidade Clandestina) em que ela relata o seu desejo de menina em ler “As Reinações de Narizinho” de Monteiro Lobato e a dona do livro era uma criança cruel e nunca emprestava o livro. Até que um dia ela consegue o tão sonhado título e finaliza o texto assim: “Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com seu amante.”
Ainda sobre a rica visita a Barra do Ceará e as descobertas e particularidades do local, fomos numa escola que tinha uma pequena biblioteca e achei interessante a catalogação dos livros (veja fotos acima). Dá um alivio saber que eles sobrevivem em meio a essa era tecnológica.

Um comentário:

  1. E ao final das contas quando a tecnologia esta subistituindo o livros impressos vemos a boa: Espero que esses livros "substituidos" vão para aqueles que durante tanto tempo ficaram distante do conhecimento e que finalmente vão ter sua chance...Espero que essa possibilidade se torne real... e não um simples devaneio...que os livros que na medida que forem "substituidos" sejam doados para aqueles que precisam realmente se nutrirem itelectualmente...

    ResponderExcluir