Baleiro

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
entre as inúmeras coisas identificáveis que já ouvi, uma delas é que tenho uma multidão dentro de mim.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Sobre Cartas e Emails.






Em algum texto anterior, escrevi que sou da época em que se esperava o carteiro ansiosamente. Do tempo em que as ligações, geralmente, eram feitas no final de semana para ter desconto nas chamadas.

Não sei se pela dificuldade das comunicações, o pouco tempo rendia mais do que o excesso de possibilidades que temos hoje em dia. Não chega a ser uma reclamação, mas, uma constatação dos tempos modernos. É como se nós, tivéssemos a obrigação de estar sempre conectados, online.

Vejo (e me incluo nisso) as pessoas mais ansiosas, mais dependentes dos apetrechos eletrônicos. Dividimos a realidade com o mundo virtual. As conversas pela digitação. O olho no olho pela tela. E tudo passa a ser meio mecânico. A vida paralela e virtual, talvez exija mais do que a vida real. E o agora, como fica? As relações tendem a ficar mais superficiais, pois todos nós temos em mãos, subterfúgios.

Lembrei das longas cartas e das conversas demoradas, sem urgências e com entrega. Lembrei de ontem que aguardava um sms/email e a resposta chegou rápido. Lembro da euforia que era uma ligação de fim de semana e da facilidade que é atualmente  ouvir, ver e falar.

São outros tempos, eu bem sei. Cada um à sua maneira, cada tempo com a sua magia e certamente, maravilhas que serão substituíveis, mas não esquecíveis. E logo mais, quais serão os caminhos da comunicação entre os homens?



P.S: esse vídeo abaixo, está circulando na internet e são situações corriqueiras nos dias atuais. Que a máquina seja um aliado e não um substituto.



2 comentários:

  1. César, sou desse tempo tecnológico em que a primeira ação do dia é checar as mensagens do e-mail, e começar a interagir nas redes sociais. Mas ainda sim, também sinto falta dessa espera pelas palavras escritas. Trocava cartas na época da escola com amigas que via todo dia, pelo simples prazer de escrever. E também fico me perguntando quais caminhos a comunicação irá tomar! Conheci seu blog através da indicação do Maiso e agora vou ficar acompanhando!

    ResponderExcluir
  2. Que bom! Espero que goste do "Baleiro", sempre que possível, atualizo. Também me incluo nessas ações interativas que a internet nos possibilita.Mas, mantenho uma memória afetiva forte de coisas que não são mais tão usuais.

    ResponderExcluir