Baleiro

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
entre as inúmeras coisas identificáveis que já ouvi, uma delas é que tenho uma multidão dentro de mim.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Entre listas e etc.




Inicio de ano geralmente é assim, somos submetidos a uma pergunta recorrente de quais são os nossos planos para o ano novo. Confesso que me esquivei dessa pergunta mais de meia dúzia de vezes, se tenho um plano?! Sim, tenho vários.

Certamente lhe fizeram essa pergunta ou você a fez para alguém. Existe algo libertador e aprisionador nessa indagação. Podemos falar de futuro ou ter certeza de que os planos do ano que passou ainda não foram concretizados.

Assim como acumulei livros, filmes e álbuns musicais, tenho um arsenal de desejos ainda não realizados para correr atrás. Seja por falta de foco, oportunidade ou prioridade, alguma dessas vontades de ontem ainda são de hoje e de amanhã.

Nos últimos 15 dias o que mais vi foram listas: melhores do ano, resoluções de ano novo, para onde ir, o que fazer etc. Não li e não fiz nenhuma lista. Mentalmente, sei que aquele roteiro continua engavetado, que aquela viagem ainda não foi feita, que a língua estrangeira admirada ainda não foi aprendida etc.

Entre retrospectivas e perspectivas, eis que me deparo com a continuidade dos dias, apesar da mudança numérica do calendário e a certeza de que os quereres continuam por aqui.  Durante a jornada do tempo, vale considerar as alterações das ordens das coisas. Por isso, tudo é válido, até mesmo rasgar a listinha de ano novo.



3 comentários:

  1. A minha lista é mental e esempre em busca de satisfação e felicidade, amor. Para mim, um ano novo é mais um dia do calendário e não mais que isso. Não há aí nenhuma melancolia ou pessimismo, pelo contrário. Prefiro pensar que meus objetivos mudam de acordo com o foco da minha vida, independente de anos.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa esta reflexão, principalmente quando se trata de uma estatística sobre a execução destes planos, na qual, em sua maioria não é cumprido!! Abraços e um Feliz 2012 com ou sem planejamento..(Maiso)

    ResponderExcluir
  3. Como bom capricorniano, gosto de list(r)as.
    Verticais, pois me alongam.

    ResponderExcluir